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Como fazer: Como você REALMENTE deve sangrar os freios do seu Mazda3

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#1 · (Edited by Moderator)
Tenho certeza de que você já ouviu falar quando sangra os freios... você "começa na roda mais distante e trabalha mais perto do cilindro mestre". Isso não se aplica ao Mazda 3... ele tem um sistema hidráulico de freio dividido diagonalmente... não uma divisão dianteira/traseira como os carros de antigamente e a maioria dos caminhões/SUVs.

As pinças traseiras esquerdas e dianteiras direitas estão no mesmo circuito no MC... e os circuitos traseiros direitos e dianteiros esquerdos compartilham a mesma porta.

O benefício disso é que você só perderá 50% da sua capacidade de frenagem caso um circuito comece a vazar. Em um carro FWD com divisão dianteira/traseira, se você perdesse a frente, perderia cerca de 70+% da sua capacidade de frenagem... sem falar que travar os freios traseiros poderia potencialmente fazê-lo rodar rapidamente, tornando a situação ainda pior.

A única razão pela qual o antigo "começar com a roda mais distante do MC" BS foi iniciado foi que, antigamente, os carros só tinham UM tipo de circuito hidráulico de freio... as dianteiras estavam em seu próprio circuito e as traseiras estavam em seu próprio circuito. Então, é claro que as traseiras estão mais distantes... então, seguindo essa lógica, você sangra o circuito traseiro antes das dianteiras... que é exatamente como você deve fazer em um sistema de divisão dianteira/traseira.

Quando você sangra os freios no método "antigo" e errado (em um sistema dividido diagonalmente)... você sangra a traseira direita muito bem... mas quando você vai para a traseira esquerda em seguida, você está iniciando um novo circuito inteiramente... então, toda vez que você bombeia o pedal para sangrar a traseira esquerda, você está jogando fluido de freio no circuito RR-LF para frente e para trás, adicionando um zilhão de bolhas de ar porque o novo fluido que VOCÊ ACABOU de colocar lá está sendo aerado porque não está saindo em uma direção. No mínimo, você está misturando fluido velho e novo... frustrando o propósito de sangrar os freios.

Além disso, vejo constantemente pessoas lutando com a sangria dos freios e QUASE TODO MUNDO estraga completamente e acaba com apenas um pedal "aceitável" quando feito, pensando que é tão bom quanto pode ser... mas quando feito corretamente é muito melhor.

A maneira correta de sangrar os freios é fazer isso (para cada roda... na ordem correta... discutida abaixo) se você tiver um ajudante disponível:

1) Peça a um ajudante para pisar no pedal do freio

2) Aperte o parafuso sangrador. (Seu ajudante vai/deve sentir o pedal ir até o chão... certifique-se de que ele não solte até a etapa 4!) Use uma mangueira transparente para observar as bolhas saindo do sistema e preste atenção na cor do fluido.

3) Feche o parafuso sangrador quando o fluxo parar

4) Peça ao ajudante para soltar o pedal LENTAMENTE

AQUI É ONDE TODO MUNDO ESTRAGA COMPLETAMENTE!!! IMPORTANTE: NÃO em NENHUMA circunstância deixe seu ajudante "bombear o pedal do freio". Tudo o que eles estão fazendo é arejar o fluido e introduzir mais ar no sistema que você acabou de começar a sangrar. É MUITO mais fácil tirar uma bolha de ar grande do que tirar 10.000 microbolhas do sistema. Quanto menores as bolhas de ar, maior a probabilidade de elas grudarem nas paredes do interior do tubo... deixando o fluido contornar o ar e frustrando o propósito da sangria.

5) Peça ao ajudante para pisar no pedal novamente... observe que ele parecerá macio e parecerá uma porcaria, etc. etc. Novamente... NÃO bombeie o pedal até o FIM, MUITO, MUITO! O fluido SAIRÁ quando o sangrador for apertado! Apenas o pedal não parecerá muito responsivo até o FIM.

6) Aperte o parafuso sangrador novamente e observe o fluido sair da mangueira novamente. Você pode até ouvir bolhas de ar e saber se está em um ambiente não muito barulhento

7) Feche o sangrador quando o fluxo parar

8) Peça ao ajudante para soltar o pedal lentamente novamente

Então você repete isso até que a roda que você está sangrando esteja boa, depois vá para a próxima roda. CERTIFIQUE-SE DE VERIFICAR CONSTANTEMENTE O RESERVATÓRIO DO CILINDRO MESTRE PARA GARANTIR QUE VOCÊ NÃO O SEQUE! RETIRAR O AR DO SISTEMA QUANDO O M/C INGIERE AR É CONSIDERAVELMENTE MAIS DEMORADO. Geralmente, completo o M/C no início de cada roda e verifico/completo a cada 4-5 "bombadas" com o sangrador aberto. Comece verificando um pouco mais frequentemente para entender a rapidez com que o fluido é deslocado para minimizar o risco de colocar ar em seu sistema!!!

NOVAMENTE... NÃO "BOMBEIE BOMBEIE BOMBEIE BOMBEIE BOMBEIE" para fazer o pedal "parecer" duro até que as 4 rodas sejam sangradas e você termine. Não importa como o pedal parece durante a sangria, a ideia é apenas fazer o fluido se mover em UMA direção... que é em direção às pinças e para fora do sangrador. Ao bombeá-lo, você o joga para frente e para trás e mistura fluido bom com ruim e, mais importante (e estupidamente), fluido com ar, se houver algum presente.

Eu garanto que você não terá um pedal com melhor sensação fazendo de qualquer outra forma manualmente.

Eu sangrei os freios do meu Mazda3i 09 no fim de semana passado e verifiquei que ele é realmente dividido diagonalmente hidraulicamente.

Image


(Desculpe pela qualidade super ruim da foto... a câmera do meu telefone é terrível)

Eu descobri pedindo ao meu amigo para segurar o pedal do freio, apertei o sangrador traseiro direito e, com ele ainda pisando no pedal para segurá-lo no chão, caminhei para ver quais rotores eu poderia girar com a mão. Surpresa-surpresa... com o sangrador traseiro direito apertado, os rotores dianteiro direito e traseiro esquerdo estavam presos solidamente... os traseiros direito e dianteiro esquerdo estavam livres para girar, pois não há pressão hidráulica agindo nos pistões (já que eu tinha o sangrador apertado).

Mistério resolvido. Se você não acredita em mim, tente você mesmo da próxima vez que sangrar seus freios.

Eu sangrei os freios com um pouco de Prestone DOT 4 na seguinte ordem:

(2)LF - RF(4)
...|xxxxxxx|
...|xxxxxxx|
...|xxxxxxx|
...|xxxxxxx|
(3)LR---RR(1)

Ou soletrado claramente: Traseira direita, depois dianteira esquerda, depois traseira esquerda, depois dianteira direita.

O pedal parece incrível agora, a propósito... eu realmente não esperava sentir uma diferença super perceptível, pois é apenas um modelo de 09 com apenas 36 mil milhas. É muito mais fácil modular, pois parece mais linear.

Acrescento que, na realidade, a ordem em que você sangra os freios realmente não importa... desde que você sangre um circuito inteiro antes de começar no outro. Acho que a coisa de "começar na linha mais distante" é principalmente para que você encha a linha mais longa com fluido fresco primeiro.

Mais uma coisa a acrescentar: Se você acha que restam bolhas de ar no sistema, uma ligeira modificação no procedimento de sangria acima pode ser feita para ajudar a forçar as bolhas de ar a passar pelos pontos altos.

Diga ao seu ajudante para soltar o pedal e, em seguida, abra o sangrador... instrua-o a PISAR no pedal com a maior força/rapidez possível e segurá-lo no chão (NÃO permita que ele volte)... então você fecha o sangrador. Eu costumo fazer isso uma ou duas vezes depois que o fluido "aparece" bom em cada roda para ter certeza de que não há nada preso que eu não saiba... então termino com uma última "bombada" com o método típico acima. Nenhum dos métodos introduzirá ar no sistema, é apenas o que eu costumo fazer.

Eu postei isso em outro tópico sobre sangria de freios, mas pensei que poderia ser benéfico fazer seu próprio tópico.

Não me responsabilizo por nada que você estrague porque você não segue minhas instruções ou entende algo errado ou não tem bom senso ou por causa de outros problemas com o que quer que você esteja dirigindo.
 
#2 ·
E mais algumas coisas para expandir o primeiro post:

- Ao iniciar a sangria, obviamente você tem um M/C cheio de fluido velho. Se você tiver como fazê-lo, sugue todo o fluido velho com uma bomba de vácuo (ou sifão... aviso: fluido de freio tem um gosto horrível :shock:). Se o seu fluido de freio for realmente velho, você poderá notar uma mudança na cor quando ele sair dos parafusos de sangria. Preste atenção e mantenha o M/C cheio. Geralmente, sangro a primeira roda indo até o nível MIN no M/C cerca de 2-3 vezes (e completando cada vez).

- Verifiquei no trabalho e não consegui encontrar nenhuma informação oficial sobre o procedimento de sangria recomendado pela Mazda. Há muitas informações ruins por aí... mesmo de fabricantes de equipamentos originais sobre sangria de freios. Acredite ou não, a Chrysler é a única que faz certo... que é o procedimento que detalhei (a coisa toda de "bomba bomba bomba" é o que estou me referindo. A ordem de sangria varia de acordo com o veículo em questão).

- Quando chega a hora de substituir as pastilhas de freio... e você precisa comprimir os pistões da pinça, a melhor maneira de fazer isso é soltar os parafusos de sangria e comprimir o pistão para que o fluido velho nas pinças seja expulso do sistema. A razão é que toda a sujeira mais desagradável do seu sistema de freio se deposita nas pinças... esses são os pontos mais baixos do sistema, então, naturalmente, onde toda a areia e a manteiga doo doo se acumulam. Eu faria isso apenas para a frente... por causa do pistão traseiro do freio de estacionamento que precisa ser parafusado... é super estranho fazer isso e simplesmente não vale a pena na minha opinião. Esta é apenas uma boa prática de manutenção preventiva para evitar que os pistões da pinça emperrem. Eu ainda não faço isso o tempo todo se estiver me sentindo super preguiçoso :whistle2: No entanto, farei um acompanhamento sangrando os freios.


Espero que alguém ache isso útil :)
 
#4 ·
Finalmente!!!! Alguém que sabe do que está falando!!! Na primeira vez que troquei os freios do meu 3 (por volta de 2007), também notei que o sistema é dividido diagonalmente. Percebi isso a partir da mesma instância que você explicou. Com o sangrador aberto de um lado, sua contraparte diagonal não travará com o freio aplicado, mas os outros dois travarão. Tentei explicar para minha família e amigos que não é uma boa ideia bombear o freio. Porque eles (irmãos e amigos) concordaram, eu estava automaticamente errado. Decidi não deixar nenhum deles "me ajudar" com qualquer tipo de manutenção. Este é um ótimo artigo e eu voto "sticky"!
 
#5 ·
[quote author=sicride8724 link=topic=209384.msg4217863#msg4217863 date=1334471156]
Finalmente!!!! Alguém que sabe do que está falando!!!
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bom trabalho!! esperamos ter muito mais pessoas como você neste fórum!! ao contrário de outros membros s_ni_r que estão enganando outros membros..
 
#8 ·
Esta é uma ótima informação e eu também voto por um sticky.
 
#9 ·
[quote author=sicride8724 link=topic=209384.msg4217886#msg4217886 date=1334482144]
Ew! Eu adoro o enforcado!

membros s_ni_r....

Hmmmm. Este é difícil.... Senior Members?
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Eu acho que deveria tornar isso mais difícil na próxima vez.. lol
O "novo membro s_ni_r" que eu vi até agora não tem nada de bom a dizer e são eles que estão destruindo este fórum.
vote também para fixar este!! informações muito valiosas flatlander937!!
 
#10 ·
Finalmente!!!! Alguém que sabe do que está falando!!! A primeira vez que troquei as pastilhas de freio do meu 3 (por volta de 2007), também notei que o sistema é dividido diagonalmente. Percebi isso pela mesma instância que você explicou. Com o sangrador aberto de um lado, sua contraparte diagonal não travará com o freio aplicado, mas os outros dois travarão. Tentei explicar para minha família e amigos que não é uma boa ideia bombear o freio. Como eles (irmãos e amigos) concordaram, eu estava automaticamente errado. Decidi não deixar nenhum deles me "ajudar" com nenhum tipo de manutenção. Esta é uma ótima redação e eu voto "sticky"!
Sim... típicos repetidores de BS "a Terra é plana" tornam quase impossível obter boas informações. É transmitido e transmitido de boca em boca e, se você tentar sugerir que eles estão errados... eles encontrarão mais 10 ovelhas que fazem a mesma coisa (incorreta)... então, nesse círculo, você é quem não sabe :boxing:

Se um de seus irmãos ou as outras pessoas "corretas" (lol) alguma vez substituírem um cilindro mestre e, após sangrar no banco e for hora de sangrar as linhas... depois de fazer a coisa de bombear-bombear-bombear algumas centenas de vezes, olhe no cilindro mestre. Você pode até ver mil pequenas bolhas de ar flutuando dentro dele :shock: Acho que o cilindro mestre da Mazda torna um pouco difícil de ver por causa dos defletores no mestre. Em carros mais antigos como pedaços de porcaria Trans-Ams e coisas com um cilindro mestre gigante, é claro como o dia ver se você bombear cem vezes.

Você não moverá mais fluido bombeando-o... Pode ser frustrante ao sangrar completamente um sistema de freio totalmente seco, mas você vai se ferrar dez vezes mais se bombear-bombear-bombear para tentar deixar o pedal duro antes de obter fluido de freio limpo e claro, sem bolhas no final. Contanto que haja fluido no mestre e o cilindro mestre esteja funcionando, ele moverá o fluido quando pressionado...

Quando o pedal é pressionado repetidamente para "bombear", isso espuma o fluido ao redor... ESPECIALMENTE ao tentar sangrar um sistema vazio, bolhas de ar são espumadas para dentro e ao redor das portas de compensação e desvio no cilindro mestre... e se tornam visíveis no mestre porque a porta de compensação permite que o fluido flua entre o reservatório mestre e o circuito hidráulico do freio quando o freio não é pressionado... Enquanto, se você seguir o procedimento acima (levantando o pedal do freio LENTAMENTE como eu disse)... isso dá à porta de desvio tempo suficiente para despejar fluido do reservatório mestre no circuito hidráulico para ocupar o espaço do pistão ao liberá-lo. Eu geralmente deixo o pedal subir a uma taxa de cerca de 3-4 segundos do chão até o fim. Sou honesto que não faço ideia se isso é necessário, mas nunca me deu problemas, e é um tempo razoável, então leve-o como é.

Aqui está um link rápido que pesquisei no Google que explica o desvio do cilindro mestre e as portas de compensação com mais detalhes, se você quiser aprender:

http://www.autoshop101.com/forms/brake02.pdf

A ordem importa tanto se você estiver usando um sangrador pneumático (sugando o fluido)?
Com isso, você só bombeia no final, e o pedal fica muito sólido.
Eu não acho que importaria... por causa da mesma razão que eu disse que um sangrador de pressão tecnicamente não deveria importar (a direção do fluido está se movendo em uma direção... não há possibilidade de respingá-lo para frente e para trás como quando você pressiona o pedal se não for feito corretamente)... mas na minha experiência, eu absolutamente odeio sangradores a vácuo.

-Eles são difíceis de julgar se você está vendo ar do sistema... ou se é ar vazando ao redor do parafuso sangrador.

-Algo sobre o vácuo simplesmente não é tão eficaz para tirar o ar do sistema. Com o método do pedal, você está gerando pressão, o que é muito melhor para mover bolhas de ar que estão "presas" nas partes internas das linhas de freio. Da próxima vez que você for a um fast food e pedir um refrigerante... quando estiver perto do fundo, olhe para sua palha. Tente sugar com força/rapidez o máximo que puder e veja se consegue tirar TODAS as pequenas bolhas do que quer que seja das bordas internas da palha... Em seguida, tente soprar por ela para fazer a mesma coisa. Meu melhor palpite é que a pressão é mais "violenta" em empurrar uma "parede" de fluido pela linha... enquanto o vácuo apenas suga delicadamente. Direi que ter um sangrador a vácuo é bom ao iniciar uma sangria de um sistema completamente vazio, para que sua esposa não fique brava com você pedindo a ela para bombear e segurar dez mil vezes antes mesmo de ver fluido na pinça :shock:



E todos os outros: Obrigado! :lol:
 
#14 ·
Comecei a trocar minhas pastilhas, discos e fluido no último sábado... nem tudo correu como planejado.

Especificamente o fluido, o resultado final sugeriria que estávamos fazendo errado, mesmo usando um sangrador de velocidade que deveria facilitar muito o trabalho (só consegui instalar e usar 1 sangrador de velocidade antes que tudo fosse para o inferno). Acabei dirigindo sem freios e apenas com o freio de mão para diminuir a velocidade enquanto procurava qualquer oficina aberta às 17h de um sábado (precisava da oficina não pelo problema do fluido, mas sim pelos discos dianteiros).

Então, boas informações, mas mesmo seguindo as instruções, as pessoas certamente vão estragar tudo! lol
 
#17 ·
[quote author=jT09 link=topic=209384.msg4221247#msg4221247 date=1335185592]
Comecei a trocar minhas pastilhas, rotores e fluido no último sábado... nem tudo correu como planejado.

Especificamente o fluido, o resultado final sugeriria que estávamos fazendo errado, mesmo usando um sangrador rápido que deveria facilitar muito o trabalho (só instalei e usei 1 sangrador rápido antes que todo o trabalho fosse para o inferno). Acabei dirigindo sem freios e apenas o freio de mão para diminuir a velocidade enquanto ia procurar qualquer oficina aberta às 17h de um sábado (precisava da oficina não pelo problema do fluido, mas sim pelos rotores dianteiros).

Então, boas informações, mas mesmo seguindo as instruções, as pessoas certamente vão estragar as coisas! lol
[/quote]

Eu odeio os sangradores rápidos com paixão.

Eles dependem das ROSCAS do sangrador para vedar 100% quando você solta o pedal do freio... se eles não fizerem isso (e nunca fazem)... eles permitem que o ar entre.

Esta é uma razão semelhante pela qual eu não gosto de sangradores a vácuo (o ar é sugado pelas roscas... tornando difícil discernir se você está sugando ar do sistema ou ao redor das roscas do sangrador)... mas com um sangrador a vácuo, você não está sugando ar para o SISTEMA DE FREIO... apenas para o sangrador a vácuo. É por isso que usar um sangrador de pressão é o ideal (mas $$), sendo a execução manual por 2 pessoas a segunda maneira mais otimizada... usar pressão para mover o fluido não é problema se vazar um pouco ao redor dos parafusos do sangrador... mas se você estiver tentando puxar vácuo no sistema (que é essencialmente o que acontece quando você solta o pedal lentamente)... qualquer vazamento deixará o ar entrar.

Se você está decidido a fazê-los funcionar... você precisa envolvê-los em um monte de fita de vedação de rosca (fita de cano, pasta de encanador, etc., como você quiser chamar) para que eles vedem. Mesmo assim, você não tem como observá-los para ter certeza de que estão vedados.

A melhor aposta é fazer como eu disse acima, à risca, e isso inclui ter um ajudante para que possa ser monitorado em ambas as extremidades... o pedal e a roda.
 
#18 · (Edited)
Pergunta, estava a fazer os meus travões ontem e reparei que o fluido dos travões/embraiagem está contido no mesmo reservatório.

Se eu sangrar o meu fluido de travões, isso significa que também tenho de fazer o meu fluido de embraiagem?

Se sim, quais são os passos?

editar; nvm, eu consegui.

Certifique-se de sangrar duas vezes a embraiagem e os travões para garantir que está a usar 100% de fluidos novos, uma vez que os travões e a embraiagem partilham o mesmo reservatório.

Saúde
 
#19 ·
Revivendo um tópico antigo para fazer uma pergunta potencialmente estúpida.

Acabei de passar por um pesadelo com o Buick da minha namorada, onde o ar ficou preso no dispositivo da válvula ABS, e nenhuma quantidade de sangria convencional conseguiu removê-lo. Juro que tenho meio galão de fluido de freio "usado" esperando para ser descartado agora. O carro está agora em uma oficina que tem a ferramenta de diagnóstico necessária para depurar o módulo da válvula ABS - aparentemente, isso é necessário para o procedimento com aquele design ABS.

No meu Toyota MR2 Spyder de época semelhante, fazer o que o OP neste tópico disse funcionou bem; era basicamente como qualquer outro carro, apesar da presença do ABS, então o pesadelo com o Buick que exigia absolutamente uma ferramenta de diagnóstico para realizar isso foi uma experiência nova e humilhante.

Minha pergunta é, se você colocar ar no cilindro mestre ou na unidade ABS de um Mazda3, o ABS/controle de tração é projetado de tal forma que acionar as válvulas com uma ferramenta de diagnóstico cara será necessário para removê-lo? Meu Mazda3 2011 está se aproximando do intervalo de troca do fluido de freio, e eu gostaria que essa tarefa não se transformasse em um pesadelo.
 
#20 ·
Se ar suficiente entrar no sistema, sim, uma concessionária terá que operar uma máquina para bombear todas as bolhas e executar o sistema ABS.
Não sei se isso tem sido um problema para a maioria das pessoas.
Se for, e você quiser fazer isso "corretamente", leve-o a uma concessionária, pois eles têm o equipamento adequado para o carro.

Ferramentas de digitalização normais não serão capazes de fazer isso.
 
#21 · (Edited)
A maneira de contornar o uso de uma ferramenta de digitalização é sangrar os freios o melhor que puder, depois ir dirigir em uma superfície de cascalho/terra/baixa tração e pisar nos freios para ativar o ABS. Isso bombeará o motor do ABS e empurrará as bolhas de ar para outro lugar no sistema, onde elas poderão ser sangradas posteriormente de forma convencional. Honestamente, depois de fazer isso, na maioria das vezes o pedal passa de porcaria para firme imediatamente após o ABS funcionar. Ainda assim, recomendo sangrar mais uma vez para ter certeza.

Tive que fazer isso em vários veículos GM diferentes e nunca tive problemas, alguns levaram 2 ou 3 sangrias para fazer (sangrar, ir dirigir para ativar o ABS, sangrar novamente, etc.).

A única maneira de estragar isso assim, apenas sangrando os freios, é permitir que o cilindro mestre seque durante a sangria.